Movimento LGBT de Rio Claro lança carta em repúdio a Secretaria de Educação

Devido a exclusão da Meta 27 do Plano Municipal de Educação, o Movimento LGBT de Rio Claro, lançou uma nota em repúdio a Secretaria de Educação de Rio Claro.

De acordo com o texto as metas 27.1 e 27.2 foram remanejadas para outras partes do plano enquanto a Meta 27.3 que tratava dos temas de sexualidade e gênero foram excluídas sem remanejamento.

Segue abaixo a carta na íntegra:

O Movimento LGBT de Rio Claro, vem por meio desta, declarar o repúdio ao corte na íntegra da meta 27 do Plano Municipal de Educação.
Tal meta pautava-se em quesitos essenciais pra formação social, por conseguinte, humana. Dividida em 3 tópicos,contemplava aspectos de sexualidade e gênero, raça e etnia, educação ambiental e musicalidade.
Após a divulgação da última versão do PME, percebeu-se uma estranha mudança: a meta 27 havia sido retirada; ou melhor, realocada parcialmente ao longo das metas. A primeira meta 27.1 (trabalho sobre diversidade racial) fora integrado no parágrafo 11.6, contemplando, inclusive, a capacitação do professor. Já a 27.2 metamorfoseou-se na estratégia 11.8, estabelecendo o programa continuo de Educação Ambiental, bem como utiliza como referência as diretrizes da política Nacional de Educação Ambiental.
Porém a meta 27.3 foi excluída na íntegra e não foi realocada em outro texto como o restante dos tópicos, fica explicita a homofobia institucional realizada pela Secretaria de Educação de Rio Claro já que seu enfoque eram as questões de gênero e sexualidade, bem como direitos LGBT, no âmago escolar, não somente pelo ponto de vista biológico mas também o social.
Propusemos, dessa forma, não a volta do tópico 27, mas a adoção do mesmo critério utilizado com os outros itens: o ingresso das questões sociais, culturais e históricas sobre o gênero, as mulheres e a população LGBT em outra meta ao longo do Plano, visto que tal meta atende as diretrizes transversais do Plano Nacional de Educação.
O movimento agradece a atenção, e aguarda uma resposta coerente por parte da Secretaria de Educação de Rio Claro, pensando na formação completa de todos os envolvidos com o campo educacional.


A carta foi divulgada na página do Movimento LGBT no endereço: https://www.facebook.com/movimentolgbtderioclaro


© 2024 - Rio Claro Online
Todos os Direitos Reservados
Agência Interativa Nautilus Publicidade