Psicólogo vítima de novo golpe de cartão recebe estorno de R$ 38 mil

O psicólogo Mário Milanello, 53, que foi vítima de uma nova modalidade de golpe do cartão de crédito, teve os R$ 38,4 mil gastos pelos criminosos estornados pelo banco Itaú.

 

Se Milanello havia feito uma compra em uma loja em Mauá, o atendente perguntou , e um saque na função débito. O psicólogo declarou que não, e escutou do atendente que dois cartões seus haviam sido clonados.

 

Após reportagem da Folha, o banco procurou o cliente para informar que o valor gasto pelos criminosos seriam estornados da fatura dos cartões e o ressarcimento de R$ 200 sacados de sua conta corrente.

 

O Santander alegou que “usa sistemas que identificam condutas diferentes das costumeiros da cliente, gerando alertas e bloqueios para impedir as fraudes nestas situações”.

 

O golpe , popular em São Paulo , sofisticaram o golpe popular a ponto de não precisarem mais de a senha de o cartão. Nem sequer a requisitam. Além disso, conseguem interceptar a ligação das vítimas para o número da central do banco.

 

O golpe funciona assim: criminosos ligam para clientes de bancos declarando que o cartão de crédito deles foi clonado. Munidos de informações verdadeiras da vítima, pedem que ela entregue o equipamento quebrado ao meio para um motoboy. Milanello foi vítima do golpe em 14 de abril. Naquele dia, os criminosos gastaram quase R$ 35 mil em dois cartões de crédito dele.

 

O advogado Alexandre Berthe alega que se aplica esse golpe, particularmente, em pessoas de faixa de renda alta. O advogado Alexandre Berthe é expert em direito do consumidor. Segundo ele, os bancos têm negado o estorno dos valores. A resposta norma é que realizou-se a compra com utilização de senha pessoal, por isso as instituições compreendem que não é de sua responsabilidade.

 

Berthe orienta que, ao descobrir que foi vítima, o cliente deve inscrever um boletim de ocorrência. Depois, tem que abrir um procedimento no banco para contestar o débito e requerer informações como horário e local das compras, bem como nome e endereço dos estabelecimentos. Efetua-se o ressarcimento em nota, o Itaú Unibanco, que o banco declarou ainda que, sempre que constatada uma fraude, declarou-se que como prática, todos os casos de fraude reclamados por os clientes são analisado cautelosamente, levando-se em conta detalhes das transações e as circunstâncias em que elas aconteceram, inclusive considerando as informações oferecidas pelos clientes o correto de nossos produtos e serviços.

 

Itaú Unibanco é um banco brasileiro fundado em 4 de novembro de 2008 mediante a fusão de duas das maiores instituições financeiras do país, o Banco Itaú e o Unibanco.

 

Fonte: entretenimientobit.com


© 2024 - Rio Claro Online
Todos os Direitos Reservados
Agência Interativa Nautilus Publicidade