Você encontra o livro infantil, Betinho, O Porquinho Cenógrafo de Elisandra Pauleli, na livraria Lumos no Shopping Center Rio Claro-SP

Sinto-me agraciado com honroso convite de Elisandra Pauleli para esboçar considerações sobre obra infantil de sua autoria, intitulado “Betinho o Porquinho Cenógrafo”.

 

Denota-se texto de extrema relevância e conteúdo, pois aborda tema atual, muito embora tenha sempre existido, projetou-se na atualidade mundial em função de sua evidência, a guisa de denúncias.

 

O “bullying” deve ser repudiado com denúncia, ao lado da educação de nossas crianças, esta, que se inicia na família e deve prosseguir no ambiente escolar, e não ao contrário.

 

Pais atentos preparam melhor os seus filhos, netos e sobrinhos para uma convivência escolar e social salutares, com seus pares e semelhantes, respeitando as diferenças.

 

Bem nítida na obra, pois, a importância do aludido, personificado através de “Betinho”, correlato ao círculo onde exercia as suas atividades de estudante.

Igualmente, pela personagem “Dona Perua Jurema”, a Diretora da Escola, frisando a todos a não importância de como “Betinho” se vestia, ou da cor de seu cabelo (diferente).

 

E isto se comprovou pelo êxito de “Betinho” ao produzir magnífico cenário, pelo seu talento, e com isso fez cessar a implicância, na verdade, que nada mais ero do que “bullying”.

 

Mesmo com o modo de se vestir e cabelo, enalteceu a Escola e as aulas de Teatro, e os seus antagonistas que antes o humilhavam, passaram a admirá-lo e tê-lo como motivação e exemplo na Escola.

 

A Obra, portanto, serve-se de conscientização que devemos sempre fomentar, pois enaltece os direitos básicos e fundamentais de cada Ser Humano, mesmo sendo diferente.

 

Parabenizo a autora Elisandra Pauleli, com desejosos votos que mais edições desta magnífica obra venham a nos brindar.

 

Deveras, na sociedade, famílias e escolas, através de campanhas ou livros como este, de conscientização comportamental, alertando que o “bullying” gera preconceito e discriminação da vítima, além da humilhação.

 

 

Orlando de Pilla Filho

Advogado

Consultor Jurídico, Palestrante, Parecerista

Autor de Obras Jurídicas Publicadas

Presidente da Comissão de Direitos Humanos

OAB/SP da 4º Subseção de Rio Claro-SP

 

porquinho


© 2024 - Rio Claro Online
Todos os Direitos Reservados
Agência Interativa Nautilus Publicidade